sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

85 metros, a menor fronteira do mundo

Ilhote visto do Marrocos.

O Ilhote de Vélez de la Gomera é uma possessão espanhola no mar Mediterrâneo, na costa do Marrocos. Comprime-se no sentido noroeste-sudeste por cerca de 400 metros a uma largura que não ultrapassa os 100 metros, abrangendo o total de 19.000 m² (0,019 km²).

O penedo até 1934 era considerado uma ilha, porém após uma tempestade, foi depositada areia no canal que a separava do Marrocos, ligando-a a terra por essa estreita faixa de areia que possui 85 metros de comprimento. Como a ilha é uma das possessões espanholas, pode considerar-se esta faixa de terra a menor fronteira terrestre do mundo.

Em 29 de agosto de 2012 sete ativistas do "Comitê Nacional para a Liberação de Ceuta e Melilla", que luta pela soberania marroquina sobre os territórios ocupados pela Espanha no norte do Marrocos, ocuparam o Ilhote de Vélez de la Gomera e lá pretendiam hastear a bandeira marroquina. Após várias advertências quatro dos ativistas foram detidos pela guarda espanhola que cuida da segurança do local e três conseguiram fugir. 

Fonte: Google Maps.

Antes da deposição da areia.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário