segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Submarino japonês abatido na 2ª Guerra Mundial é achado no Havaí

Cientistas divulgaram imagens feitas de um um submarino japonês da Segunda Guerra Mundial descoberto recentemente no fundo do oceano Pacífico nos arredores do Havaí.

O submarino foi abatido pelas forças dos Estados Unidos quando estava se preparando para atacar o Canal do Panamá e estava desaparecido desde 1946.

A embarcação, de 400 pés (122 metros) da classe "Sen-Toku", é um dos maiores submarinos pré-nucleares a serem fabricados.

Ele foi achado por acaso em agosto a sudoeste da ilha de Oahu, em um leito marinho rochoso a cerca de 700 metros de profundidade, segundo cientistas da Universidade do Havaí em Manoa.

Na época do ataque norte-americano ao submarino, os EUA disseram não ter informações precisas sobre o local.

O I-400 e seu "gêmeo" I-401, achado na mesma região em 2005, eram capazes de dar uma volta e meia em torno do planeta sem reabastecer, e poderiam abrigar três bombardeiros de asas retráteis, que decolariam minutos após a emersão do submarino, segundo os cientistas.

"Topamos com isso quando estávamos procurando outros alvos... É como ver um tubarão em repouso", disse Jim Delgado, pesquisador que viajou até o local do naufrágio.

Segundo o arqueólogo, que trabalha para a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), o submarino foi torpedeado, ficou muito danificado e caiu quase de bico.



Fonte: G1
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário