quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Cientistas identificam área do cérebro que só existe em humanos


Cientistas ligados à Universidade de Oxford, na Inglaterra, identificaram uma área do cérebro que parece ser exclusiva de humanos: ela não é encontrada em nenhuma outra espécie, nem em primatas.

Chamada de polo lateral frontal do córtex pré-frontal, a região foi destaque nas páginas do periódico especializado Neuron e é encarregada de raciocínios como o planejamento de medidas a serem tomadas futuramente, por exemplo.

A referida região fica localizada dentro de uma outra região cerebral, maior, chamada de córtex ventrolateral frontal.

Em estudos anteriores, essa região já foi ligada a aspectos cognitivos e de linguagem, e é presente apenas no homem e em primatas.

O cientista Matthew Rushworth, um dos pesquisadores do estudo falou sobre a descoberta em pronunciamento à imprensa.

"Acreditamos que a capacidade de planejar o futuro, sermos mais flexíveis em nossas atitudes e aprender com as experiências alheias são coisas que impressionam e que estão particularmente ligadas ao ser humano. Identificamos uma região cerebral que parece ser exclusivamente humana e provavelmente está conectada a essas capacidades cognitivas", disse.

Para chegar à descoberta, os pesquisadores analisaram imagens de ressonância magnética do cérebro de 25 participantes, analisados em um período de 20 anos.

Os cientistas, então, mapearam conexões entre diferentes áreas do córtex ventrolateral frontal, que foi daí dividido em 12 áreas comuns a todos os participantes.

O próximo passo consistiu em comparar essa mesma região a análises de 25 cérebros de macacos —isso permitiu aos cientistas apontar a exclusividade, em humanos, do polo lateral frontal do córtex pré-frontal.

"Descobrimos uma área no córtex frontal humano que não parece ser comum a macacos. Essa área foi ligada ao planejamento estratégico e à tomada de decisões, assim como à capacidade de realizar múltiplas tarefas", definiu o co-autor do estudo, Franz-Xaver Neubert.

Fonte: BOL
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário