domingo, 23 de março de 2014

Raras máscaras do Neolítico são expostas no Museu de Israel






O Museu de Israel reúne pela primeira vez numa exposição que abrirá neste mês um raro grupo de máscaras de pedra com cerca de 9.000 anos de idade, as mais antigas conhecidas até à data.

Ao culminar quase uma década de pesquisa sobre este assunto, o museu apresenta agora publicamente as doze máscaras, artefatos muito raros do período neolítico.

A mostra poderá ser vista entre 11 de março a 13 de setembro de 2014, sendo uma oportunidade quase única para poder visualizar este riquíssimo e muito raro conjunto de artefatos.

Originárias da Judeia Hills e das proximidades do deserto da Judeia, as doze máscaras possuem características estilísticas marcantes, onde sobressaem grandes buracos para os olhos e bocas escancaradas, criando uma expressão próxima do rosto humano.

A apresentação deste conjunto é o resultado de mais de uma década de investigação que envolveu o Museu de Israel , estrutura que guarda este espólio proveniente de uma gruta em Nahal Hemar, no Deserto da Judeia, e de uma outra gruta situada em Horva, nas proximidades da Judeia Hills.

Fonte Jornal de Arqueologia
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário