sábado, 12 de julho de 2014

Cientistas criam dicionário de gestos dos chimpanzés


De acordo com estudos feitos com animais filmados em Uganda, gestos têm significados específicos.

Os chimpanzés se comunicam com gestos, que têm significados específicos como "suba nas minhas costas", ou "pare" - afirmam cientistas, que criaram um dicionário com 66 gestos desse tipo.

O estudo, publicado na quinta-feira no site da revista americana "Current Biology", indica que esses gestos "têm significados específicos", que vão "do simples pedido associado a gestos simples a uma conversação mais extensa", mais complexa em termos de gestos.

A pesquisa, feita com base em cerca de 4.500 momentos de troca dos chimpanzés, permitiu resgatar 66 gestos com 19 mensagens diferentes, indicaram os autores, Catherine Hobaiter e Richard Byrne, da Universidade de Saint Andrews, na Escócia, Reino Unido.

Assim, quando uma mãe mostra a sola do pé para o filho pequeno, ela quer dizer, "suba nas minhas costas". Tocar o braço do outro significa "me coce", e mascar folhas chama a atenção sexual do outro, descreveram os autores no estudo de cinco páginas.

"É a primeira vez que conseguimos distinguir os gestos usados no 'mundo real' daqueles usados para se comunicar e jogar, principalmente pelos chimpanzés em cativeiro", afirmam os pesquisadores.

Certos gestos não têm ambiguidade, como mascar as folhas para seduzir, mas outros, sim. É o caso, por exemplo, de agarrar o outro, que pode significar "pare", "suba nas minhas costas", ou "vá embora".

O estudo foi realizado com chimpanzés filmados em Uganda entre 2007 e 2009.

Fonte: Band
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário