segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Arqueólogos encontram enorme fortaleza viking escondida na Dinamarca




Quando arqueólogos já não tinham mais esperanças de encontrar uma fortaleza viking neste mundo, eis que uma nova estrutura deste tipo foi identificada em uma região próxima de Copenhague. Localizada a 65 quilômetros ao sul da capital dinamarquesa, a fortaleza viking só foi achada por conta dos recursos tecnológicos que dispomos atualmente. Evidências encontradas indicam que ali existiu uma gigantesca fortaleza circular com quatro saídas, cercada por portões que, provavelmente, foram incendiados durante algum confronto.

Pesquisadores da Universidade de Aarhu, na Dinamarca, usaram uma técnica conhecida como gradiometria gravimétrica, em que são usadas medidas do campo magnético da Terra. Comparando variações de um local com o outro, pesquisadores puderam encontrar áreas que haviam sido alteradas por humanos. Com os dados em mãos, os investigadores souberam exatamente onde realizar as escavações.

De acordo com um dos pesquisadores envolvidos, a técnica permitiu construir uma rica “imagem fantasma” da fortaleza em pouco tempo. No sítio arqueológico, os cientistas puderam determinar que o anel da fortaleza tinha quase 150 metros de largura. Dentro dela havia casas comunitárias, numa construção que lembra bastante outra fortaleza da região, Trelleborg, que fica a 60 quilômetros da atual descoberta.

Ainda não se sabe exatamente qual a idade desta fortaleza. Acredita-se que a estrutura possa ser da época do Haroldo I da Dinamarca (935-986), também conhecido como Haroldo Dente-Azul – curiosamente, seu nome serviu de inspiração para batizar a tecnologia Bluetooth. Novas análises ainda estão em andamento para realizar a datação da fortaleza.

Fonte: History
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário