sábado, 14 de março de 2015

A trágica morte de Selena


Selena Quintanilla Pérez, ou simplesmente Selena, nasceu no dia 16 de abril de 1971 em Lake Jackson, Texas, Estados Unidos. De origem mexicana, é vista como uma das mais importantes cantoras da música latina. 

Com apenas 12 anos e ao lado dos irmãos Abraham Quintanilla II e Suzette, lançou seu primeiro álbum em 1984. Juntos, formavam o Selena y Los Dinos que começaram a tocar no recém inaugurado restaurante da família chamado Papagayo´s. Após falência, restaurante foi fechado e a família mudou-se para a casa do irmão de Abraham Quintanilla, pai e empresário da cantora, em Corpus Christi, Texas. A família passou então a tirar seu sustento de pequenos shows que Selena e os irmãos faziam em parques de diversões e bares da cidade. 

Quando começou a cair na estrada em turnê pelo Texas, Selena decidiu sair da escola e terminou o colegial pela American School of Correspondence de Chicago, sendo depois, aceita pela Universidade de Louisiana. Contudo, ela nunca iniciou sua formação superior. Na época, Selena dividia a música, com outra de suas paixões, o design de modas.

Em 1989 lançou "Selena". Nesse mesmo ano assinou um contrato milionário com a Coca-Cola e virou garota propaganda da marca, gravando comerciais e lançando pôsteres, até sua morte. Apesar da resistência de seu pai ao relacionamento de ambos, casou-se secretamente no dia 2 de abril de 1992 com o guitarrista de sua banda, Chris Perez.
 
Mas o destino de Selena estava selado quando ela conheceu Yolanda Saldívar, uma enfermeira de 34 anos. Fã da cantora, Yolanda frequentemente aparecia em pequenos shows do final da década de 80. Ela visitava o camarim de Selena e insistia para que a deixassem trabalhar com a cantora. Finalmente, o pai da cantora aceitou que ela fizesse parte da equipe. 

Yolanda fundou o "Selena's Fan Club" que contava com mais de cinco mil membros. Yolanda e Selena tornaram-se grandes amigas. Foi então que Selena ofereceu um trabalho remunerado a Yolanda, a quem confiou inteiramente a administração de suas boutiques, chamadas de "Selena Etc".

Selena e Yolanda

Em 1995, o pai de Selena descobre que Yolanda estava desviando dinheiro da família após receber diversas cartas e telefonemas de fãs enfurecidos reclamando que não receberam o que haviam pedido. No dia 9 de março de 1995, Selena, junto com seu pai e sua irmã Suzette, decidiram confrontar Yolanda. Assim, a presidente do "Selena's Fan Club" foi demitida. 

Selena aceitou encontrar-se com Yolanda no hotel Days Inn em Corpus Christi, Texas, no dia 30 de março de 1995, acompanhada de Chris que temia pela sua segurança. Não querendo abrir mão dos privilégios que tinha e inconformada com a demissão, Yolanda apresentou papéis na tentativa de provar sua inocência. Na realidade, soube-se que Yolanda queria ganhar tempo para planejar algo muito maior em seguida, por isso, não entregou todos os registros financeiros das boutiques e do fã clube a Selena. 

Ao perceber isso, Selena telefonou para Yolanda para marcar um novo encontro que aconteceria no dia seguinte, 31 de Março no mesmo local. Na manhã do dia 31, Selena deixa Chris dormindo e vai ao hotel se encontrar com Yolanda, que se negando a entregar os documentos e tentando ganhar tempo, diz que tinha sido estuprada em uma viagem ao México. Selena, preocupada, leva Saldívar até um hospital local onde médicos não encontraram evidências de estupro. As duas retornam ao hotel e Selena exige que Yolanda entregue os documentos imediatamente. 

Uma discussão se inicia e rapidamente Yolanda tira uma arma da bolsa. A princípio ela aponta para sua própria cabeça alegando que iria se suicidar, mas depois, aponta para Selena que se para fugir, mas é atingida nas costas por um tiro. A bala perfura o ombro direito inferior e corta uma artéria ligada ao coração, o que leva a uma perda maciça de sangue. Ferida, a cantora corre 100 metros até a recepção do hotel enquanto Yolanda corre atrás com a arma em punho.

No entanto, antes de cair no chão devido ao ferimento do tiro, Selena disse à recepcionista que Yolanda tinha atirado nela. Ela é imediatamente levada a um hospital, mas falece às 13:05 de hemorragia e parada cardiorrespiratória com apenas 23 anos de idade.

Existem imagens do corpo da cantora tiradas no IML, mas como esse não é o escopo de nosso blog, não iremos reproduzi-las neste espaço. Caso tenha interesse, você pode encontrá-las clicando aqui


Enquanto isso, Yolanda tenta fugir do hotel, mas é cercada por policiais. Totalmente transtornada, se tranca em sua caminhonete, coloca a arma sobre a cabeça e ameaça se matar. Após quase 10 horas de negociação, Yolanda se entrega, sendo considerada a partir daquele momento, a principal suspeita do crime. 

Em outubro de 1995, um júri em Houston, Texas condena Yolanda à prisão perpétua por assassinato em primeiro grau com a possibilidade de cumprir o restante da pena em regime aberto após 30 anos (em 2025). Ela cumpre a pena em Gasteville, Texas.


A morte de Selena causou um grande impacto nos Estados Unidos. Redes de televisão pararam completamente suas programações para noticiarem sobre a morte da cantora. Rádios tocavam suas músicas sem parar. O crime foi capa do The New York Times por dois dias seguidos. Artistas como Madonna, Julio Iglesias, Thalia e Gloria Estefan manifestaram na imprensa suas condolências à família de Selena. Numerosos memoriais e vigílias foram realizadas em memória da cantora. Cerca de 60.000 fãs compareceram ao funeral e enterro de Selena, que está sepultada no Seaside Memorial Park, em Corpus Christi.


Túmulo de Selena

Quando da sua morte, Selena tinha começado a gravar alguns temas para sua produção em idioma inglês, programado para ser lançado no verão de 1995, mas este projeto truncou-se com a morte da artista, que só tinha chegado gravar quatro canções em inglês. Sua vida foi transformada em um filme, Selena, estrelado por Jennifer Lopez em 1997, no qual a cantora ficou internacionalmente conhecida.

Artigo original. Sua reprodução é livre desde que seja incluída a fonte.
Lei n.º 9.610/98.
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Cheia se vida foi embora tão cedo vi o filme na Net2 esses dias e tô encantado pela Selena faz tempo porque existem pessoas más no Mundo espero Que essa tal se Yolanda se.lasque e não sai nem. Pau pro regime semi aberto

    ResponderExcluir