segunda-feira, 9 de março de 2015

Cofundador da Microsoft diz ter encontrado destroços de navio de guerra japonês


Paul Allen, cofundador da Microsoft, disse ter encontrado os destroços do encouraçado com maior poder de fogo da história, um navio japonês afundado na Segunda Guerra Mundial pela Marinha americana em frente à costa das Filipinas.

O multimilionário publicou fotos e vídeos na internet de supostas partes do "Musashi", detectado na segunda-feira por um robô a bordo do "Octopus", o iate de Allen consagrado à exploração e à pesquisa científica.

O fragmento do navio repousa a uma profundidade de um quilômetro no mar de Sibuyan, no centro do arquipélago filipino, palco de uma das grandes batalhas navais da guerra do Pacífico em 1944.

"Descanse em paz a tripulação do Musashi, 1.023 vidas se perderam" no bombardeio do navio lançado pelos Estados Unidos em 24 de outubro de 1944, escreveu Allen no Twitter.

O encouraçado, que leva o crisântemo do selo imperial japonês, estava equipado com nove canhões de 460 mm, o maior poder de fogo disposto em um navio de guerra por um canhão convencional.

Seu navio gêmeo, o "Yamato", naufragou em 1945 na batalha de Okinawa.

A descoberta ocorre após uma busca de oito anos, apoiada em nível documental por quatro países e usando tecnologia avançada para fazer uma varredura no fundo do mar, explicou Allen em um comunicado em seu site.

Manolo Quezon, subsecretário de comunicações da presidência filipina e proeminente historiador, declarou nesta quarta-feira que, se sua autenticidade for confirmada, esta será uma grande descoberta histórica.

"Seria como encontrar o Titanic, pelo status do barco e por seu interesse", explicou à AFP.

O Musashi integrava o trio de navios construídos pelos japoneses durante o conflito que, com seus 263 metros de comprimento, são os maiores navios de guerra já construídos.

Os aviões de combate americanos afundaram o Musashi durante a Batalha de Leyte, considerada a maior batalha naval da guerra, na qual o Japão foi derrotado pelas forças americanas e australianas.

Fonte: UOL
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário