domingo, 1 de março de 2015

Sonda da Nasa fotografa duas pequenas luas de Plutão


Nix e Hydra aparecem como duas manchas brancas na imagem.

Novas fotos enviadas para a Terra pela sonda da Nasa New Horizons mostram duas manchas brancas que aparecem ao lado de Plutão na escuridão do espaço. As imagens difusas são duas luas que aparecem como uma possibilidade de abertura para um vasto território que a humanidade não tinha visto claramente antes.

Viajando um milhão de quilômetros por dia, um dos veículos mais rápidos do espaço já feitos está estendendo a vista humana ao planeta anão. Mesmo a essa velocidade, foram necessários mais de nove anos para chegar perto. New Horizons foi lançada em Janeiro de 2006.

Para especialistas, os registros desta semana de Nix e Hydra são apenas um prelúdio. A partir de abril, pela primeira vez, vamos começar a levantar a cortina sobre a superfície de Plutão com cada vez maior detalhe.

A Nasa a comparou aos mitos dissipados quando a nave espacial Mariner 4 enviou primeiras imagens da superfície de Marte em 1965.

Até então, muitos cientistas pensavam que veriam água e vegetação em nosso vizinho. No entanto, encontraram um vasto deserto rochoso.

New Horizons, construída e operada pela Universidade John Hopkins, fará a sua passagem mais próxima em julho. O momento está sendo muito aguardado, já que a câmera tem a capacidade de reconhecer objetos do tamanho de prédios na superfície de Plutão.

Fonte: O Globo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário